NOVO BLOG: http://colunistas.ig.com.br/cinemaetudoisso/


quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Entenda como "Meia-Noite em Paris" pode ganhar o Oscar 2012 de Melhor Filme!



Meia-noite em Paris” pode ter sido ofuscado na corrida ao Oscar pelos concorrentes lançados no fim do ano, mas o longa de Woody Allen têm todas as chances de retornar como favorito para dominar a disputa de Melhor Filme.

Isso acontece por uma combinação de fatores digamos “problemáticos”, um deles é pela falta de um favorito certo ou uma disputa entre dois filmes, e a outra, são pelas novas regras na eleição do vencedor na categoria.

Quando não há favoritos, acontece um fenômeno que já se repetiu em anos anteriores da premiação, filmes lançados no início do ano anterior tendem a vencer o Oscar.

Como exemplo, podemos pegar o filme vencedor de 1978, que também era dirigido por Woody, “Noivo Neurótico, Noiva Nervosa”. O longa havia sido lançado em abril de 1977, e foi altamente elogiado pela crítica, algo que ajudou para se lembrado na votação.

Neste ano, os filmes que estão na corrida principal de indicação, são: “O Artista”, “Os Descendentes”, “Cavalo de Guerra”, “Hugo”, “Histórias Cruzadas”, “O Homem Que Mudou o Jogo” e “Meia-noite em Paris”. Cada um desses filmes até o presente momento pode levar a estatueta principal.

Com a mudança de sistema de votos, filmes que se encontram em segundo lugar na opinião dos votantes serão mais beneficiados. Como há dúvida de quem merece ser o vencedor, “Meia-noite em Paris” leva a melhor. 

Sem uma concordância exata na primeira posição, os votos podem se igualar na segunda ou terceira posição, onde muitos concordam que o filme de Woody deve estar.

Especificando ainda mais os principais dos principais candidatos - “O Artista”, “Os Descendentes”, “Hugo” e “Cavalo de Guerra” – tiveram problemas em algum nível, seja em prêmios, críticas ou bilheterias. Algo que “Meia-Noite em Paris” foi aprovada com louvor em todos os níveis.

Voltando para 1978, “Noivo Neurótico, Noiva Nervosa” prevaleceu diante dos indicados, o blockbuster de verão “Star Wars”, e os lançamentos de fim de ano, “Julia” e “Momento de Decisão”.

Também quando não há filmes favoritos, premiações ditas como “pré-Oscar” não são compatíveis com os vitoriosos. Tanto que no Globo de Ouro de 1978, o longa “A Garota do Adeus” venceu como melhor filme, e não “Noivo Neurótico, Noiva Nervosa”. O que naquele ponto criou um verdadeiro pandemônio na corrida.

Vencedores do Oscar de Melhor filme, como: “O Silêncio dos Inocentes” (1991), “Coração Valente” (1995), “Gladiador” (2000) e “Crash” (2004), não eram filmes óbvios de vitória ao serem lançados.

Qualquer esperança de “Meia-Noite em Paris” será aumentada ao ganhar um prêmio principal. No Globo de Ouro, ele se depara com "O Artista", enquanto a competição por melhor elenco no SAG, bate de frente com “Histórias Cruzadas”. O longa pode fazer melhor no Producers 'Guild, que também tem voto preferencial. Allen tem uma chance sólida de vencer no Writers' Guild.

Um fator que trabalha contra o filme é a relutância de Woody Allen em participar ativamente em qualquer campanha de prêmios. No entanto, ele tem trabalhado para gerar publicidade para o filme, desde sua estreia em Cannes, o diretor tem dado inúmeras entrevistas.

Piora ainda mais, pois ele quase nunca vai nas premiações. Tanto que nem foi buscar o seu Oscar de Melhor diretor por “Noivo Neurótico, Noiva Nervosa.”

O co-presidente da Sony Pictures Classics, Michael Barker, salienta que o cineasta não é remotamente hostil ao Oscar. "Woody Allen fica muito feliz quando seus filmes são premiados, e particularmente quando os seus colegas sobre esses filmes são notados.", ele disse em uma entrevista recente.

Depois de décadas será que Woody, finalmente, será reconhecido?

Este ano pode ser considerado o fim das injustiças? Woody e Streep vão levar os seus merecidos Oscars?

Vamos aguardar os próximos capítulos!

Um comentário:

Película Criativa disse...

Gostaria muito de ver Woody Allen brilhando novamente no Oscar, mas não acho que ele tem grandes chances com a Academia.

Já a categoria de melhor atriz vai render uma boa briga entre Viola Davis e Meryl Streep. Não sei qual teve um desempenho mais impressionante, pois só assisti "The Help", ainda preciso ver "The Iron Lady".