NOVO BLOG: http://colunistas.ig.com.br/cinemaetudoisso/


quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Após reclamações, Academia muda as regras da categoria de Melhor Documentário para o Oscar de 2013!


Em um esforço para responder às críticas de longa data de seu processo de seleção de documentários, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas divulgou um novo conjunto de regras que afetam a elegibilidade dos documentários que vão concorrer ao Oscar em 2013.

Sob o sistema atual, uma lista de filmes elegíveis precisam ser previamente determinado por comissões menores do ramo de  documentário.

Outra mudança importante na área dos docs: Filmes que esperam se qualificar devem ser projetados em cinemas durante sete dias de qualificação em Nova York e Los Angeles, que é o caso sob as regras atuais, mas eles também devem ser "criticados" tanto pelo New York Times ou o Los Angeles Times.

Sob o sistema atual, alguns docs têm se exibido em locais como Encino ou Long Island, na esperança de se classificar sem atrair a atenção da mídia.

A exigência das "críticas" também é projetado para limitar o número de qualificação de docs que vão para o cinema, em oposição ao número muito maior de filmes que são projetados principalmente para internet ou na TV e fazem aparições no cinema.

As mudanças nas regras da categoria de documentário já foram alteras várias vezes nos últimos anos, mesmo assim, não conseguiu suprir erros. Docs que tiveram grande apelo como Tabloid e Senna não conseguiram nem chegar perto dos 15+ da academia na corrida deste ano.

Mas enquanto o novo sistema pode resolver alguns desses problemas, é também provável que faça novos - especialmente para cineastas por trás de docs menores que não podem garantir um distribuidor ou uma projeção em cinemas que chame a atenção do  New York Times ou o Los Angeles Times.

As novas regras, no entanto, permitirá que mais membros da Academia participem da votação inicial, que pode resultar em filmes com apelo mais amplo na corrida.

Para facilitar a mudança na primeira rodada de votação, os cineastas serão obrigados a apresentar 200 DVDs, um grande aumento, pois 30 DVDs que são exigidos atualmente. Na rodada final de votação, os membros da Academia devem ver todos os filmes indicados, mas com as novas regras vão ser autorizados a vê-los digitalmente ou em DVD,  o que deve tornar mais fácil para mais membros participarem, desde que previamente os filmes sejam vistos tanto em cinemas ou nas exibições da Academia.

Com certeza, Docs menores serão atrapalhados. Mas vamos ver se as novas regras irão realmente adiantar  alguma coisa para o Oscar 2013.

Nenhum comentário: